Aquaponia

A Aquaponia é uma técnica produtiva que une a aquicultura com a hidroponia, onde peixes e vegetais são produzidos em conjunto num sistema de ciclagem de nutrientes, com base sustentável e orgânica, com economia de água, energia, ocupando pouco espaço e com maior produção por m².

O sistema é composto por tanque de peixes, mesa de cultivo e sistema de recirculação de água conforme esquema abaixo:

Fonte: Apresentação curso Aquanpônica

No tanque de peixes são produzidos tanto peixes para alimentação quanto ornamentais num sistema intensivo e adensado, respeitando-se o número máximo de peixes por m², conforme dimensionamento do sistema.

O sistema de recirculação de água bombeia a água do tanque para a mesa de cultivo que tem a dupla função de filtrar os nutrientes produzidos pelas fezes dos peixes, por meio do leito de filtragem forma por um “colchão” de argila expandida, sendo a água filtrada devolvida ao tanque de peixes por meio de um sifão.

A mesa de cultivo conforme dito acima tem uma dupla função de filtrar os nutrientes e disponibilizá-los para as plantas, de forma que as mesmas se desenvolvam sem a necessidade de adição de nutrientes extra.