Ações Atuais

Aldeiamento Puri

Museu Histórico Cultural

Produção Agroecológica

Mobilização da população civil

Ouras ações (anos anteriores)

Expedição do Rio Muriaé (1997) – VÍDEO EDUCATIVO
Estamos dando continuidade ao projeto que iniciou em 1997 e que já percorreu cerca de 170 km. Falta cerca de 130 km para se chegar a Campos, local em que o Rio Muriaé deságua no Rio Paraíba do Sul. Mas a expedição não pára por aí, ela continuará até o mar o que inclui mais cerca de 60 km, tendo como objetivo principal a produção de um vídeo educativo sobre a ecologia do Rio Muriaé.

Levantamento de trilhas
Eco-turismo em Rosal Estamos fazendo estudo de viabilidade para implantação de trilhas ecológicas em área do entorno da Usina Hidrelétrica de Rosal, e estudamos parceria com o SEBRAE-RJ Regional de Itaperuna/Bom Jesus do Itabapoana e a comunidade local.

Horto para produção de mudas em Itaperuna
Estamos promovendo ações junto ao Governo do Estado/ EMATER-RJ, e Colégio Agrícola de Itaperuna para implantarmos um Horto para produção de mudas, onde se poderá começar produzir mudas de árvores nativas, para uso em projetos ambientais no município de Itaperuna e região.

Ciclovia
Estamos colhendo assinaturas no sentido de solicitarmos ao prefeito de Itaperuna a construção de uma ciclovia na cidade.

Solicitação de cessão de área
Solicitamos junto à Prefeitura de Itaperuna cessão de terreno para criação de centro de educação ambiental e horto florestal. A área tem aproximadamente 55.000 m2 e foi solicitada em novembro de 1999. O pedido ainda não foi respondido.

Campanha de divulgação da entidade
Confeccionamos 1000 chaveiros com a logomarca da ONG PURIS, 3000 livretos sobre o Rio Muriaé e 2000 livros com 100 páginas sobre o Rio Muriaé e sua Ecologia: geografia e história.

Encontro de ONGs
Temos parcipado de Encontros Nacionais e Regionais de ONGs ambientalistas.